TESTE DO PEZINHO
Prevenindo doenças graves - Para quem não sabe, o teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil Esse exame é realizado em grande parte nas maternidades quando o bebê completa 48 horas de vida, O ideal é que o teste seja feito até o sétimo dia de vida. Basta apenas uma picada no calcanhar do bebê para retirar algumas gotinhas de sangue que serão colhidas num papel filtro e levadas para serem analisadas.
E a simples atitude de se realizar o exame faz com que doenças causadoras de seqüelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança sejam detectadas e tratadas mesmo antes do aparecimento dos sintomas.
O diagnóstico precoce oferece condições de um tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê, evitando a deficiência mental. A deficiência, uma vez presente no corpo, já não pode ser curada.
O Sistema Único de Saúde (SUS) instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal, onde cobre a identificação de doenças como (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística).
APRENDENDO A FAZER CORRETAMENTE O TESTE DO PEZINHO
Um beijo grande pra todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário