domingo, 1 de janeiro de 2012

HOME CARE




O que significa o termo Home Care

O termo Home Care é de origem inglesa. A palavra "Home" significa "lar", e a palavra "Care" traduz-se por "cuidados". Portanto, a expressão Home Care designa literalmente: cuidados no lar.




O que é Home Care

O Home Care deve ser compreendido como uma modalidade contínua de serviços na área de saúde, cujas atividades são dedicadas aos pacientes/clientes e a seus familiares em um ambiente extra-hospitalar.
O propósito do Home Care é promover, manter e/ou restaurar a saúde, maximizando o nível de independência do cliente/paciente, enquanto minimiza os efeitos debilitantes das várias patologias e condições que gerência.
Este tipo de serviço é direcionado não somente aos pacientes, como também, de forma diferenciada, aos seus familiares em qualquer fase de suas vidas; seja para aqueles que aguardam seu restabelecimento e retorno às suas atividades normais, ou para os que necessitam de gerenciamento constante de suas atividades como também, para pacientes que necessitam de acompanhamento em sua fase terminal.
No gerenciamento desses serviços devem ser usados critérios técnico-científicos e as decisões devem ser baseadas no melhor nível de evidência clínica possível, para cada procedimento. Essa prática é necessária em função da complexidade do meio ambiente do paciente, dos tipos de cuidados médicos exigidos, dos recursos, das condições psico-físicas do cliente/paciente e das patologias à serem gerenciadas.

Papel do Técnico de Enfermagem em Home Care

Tarefas do Técnico de Enfermagem:

Visitar os pacientes em seus domicílios a fins de realizar procedimentos clínicos especificados no plano de tratamento, e dentro do escopo de sua prática de acordo com o COREN;

Participa de treinamento de Técnicos de Enfermagem cumprindo com um protocolo de educação continuada;

Realiza exames físicos em seus pacientes de acordo com o escopo de sua prática, e segundo o COREN;

Executar o plano de tratamento específico de acordo com o direcionamento do Enfermeiro;

Cumpre com o papel de educador junto aos pacientes, e familiares de acordo com o plano de tratamento específico e supervisão direta ou indireta do Enfermeiro;

Pode participar de reuniões multidisciplinares para contribuir com informações relacionadas aos paciente sob seus cuidados diretos;

Pode dirigir o seu veículo ou o veículo da empresa para atender aos seus pacientes;

Mantém contato com todo o Enfermeiro envolvido no plano de tratamento de seu paciente;

Trabalha turnos de 6, 12 e ou 24 horas conforme a demanda da escala elaborada pelo Enfermeiro;

Age como agente de Controle de Infecção mantendo higienizado, o ambiente, e os equipamentos médicos sendo utilizados pelo paciente em domicílio;

Realiza visitas ou turnos conforme instruído pelo Enfermeiro;

Seguindo um estrito protocolo, realiza o gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde em Home Care, sendo gerados no ambiente de cuidados;

Realizar anotações clínicas acuradas;

Segue a risco o plano de tratamento;

Outras tarefas conforme necessário, e dentro do escopo da prática de enfermagem.

Informações gerais:

Deve e ter condições e habilidade para aplicar o Processo de Enfermagem conforme orientação do Enfermeiro;

Saber equilibrar as demandas administrativas com as demandas clínicas;

Possuir excelentes habilidades de gerenciamento de tempo;

Deve ter a habilidade física para erguer, empurrar ou puxar objetos, e ou seres humanos até 25 quilogramas de resistência;

Habilidade e capacidade física para permanecer-se me pé por longos períodos, agachar-se, e curvar-se;

Possuir boa comunicação verbal e oral;

Ter um ótimo conhecimento clínico e prático;

Ter uma ótima habilidade de inter-relacionamento;

Ter uma ótima habilidade de resolução de problemas;

Deve manter a confidencialidade de tudo que vê e ouve na residência do paciente;

Ter iniciativa;

Ser positivo;

Ser honesto, discreto e ético;

Observações:

O Técnico de Enfermagem em home care exerce um papel fundamental na recuperação do paciente. Diferentemente de um ambiente hospitalar, em home care, o Técnico de Enfermagem expende longas horas na residência do paciente, juntamente com sua família, e desenvolve seu trabalho sem o benefício da supervisão direta contínua de um Enfermeiro. Portanto, seu trabalho deve ser norteado por um plano de tratamento objetivo, claro e bem elaborado, para evitar conseqüências adversas. Sua conduta deve ser profissional, ética e sistemática.
O Técnico de Enfermagem deve evitar a armadilha de vir a assumir que se tornou um “membro da família”. O profissional deve executar o plano de tratamento e auxiliar a equipe multidisciplinar a tingir suas metas clínicas, sempre preservando a imagem de sua equipe e empresa.
O Técnico de Enfermagem não deve envolver-se com assuntos de natureza particular da família, mesmo que seja convidado a fazê-lo, lembrando que a familiaridade, leva o profissional a perder o controle sobre a razão principal que o levou até aquele ambiente de cuidados; cuidar.
Não é incomum neste setor, nos deparamos com profissionais que optam por envolver-se com os pacientes e familiares a ponto de antagonizar sua empresa e equipe em favor de um falso senso de intimidade e integração à família do paciente. Este comportamento prejudica o andamento do plano de tratamento e danifica em muito o relacionamento delicado entre a empresa, a fonte pagadora, o paciente, a família e o próprio profissional, que, consequentemente, perde seu emprego. Manter-se neutro, não trocar informações confidenciais entre vários níveis de relacionamento, e acima de tudo, ser leal à fonte de seu salário (a empresa de home care) é fundamental ao sucesso do Técnico de Enfermagem em home care.

Edvaldo de Oliveira Leme,R.N.C.
Mantenedor do Portal Home Care
     Se deseja saber mais sobre o Home Care visite este site www.portalhomecare.com.br    
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página


É FÁCIL SER FELIZ BASTA SER SIMPLES!

Médico francês, criador do SAMU, aprova sistema de emergência mineiro

Médico francês, criador do SAMU, aprova sistema de emergência mineiro
Miguel Martinez Almoyna, um dos responsáveis pela criação do serviço em Paris e em grandes cidades

Pesquisar este blog

Postagens populares