quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SEDE PRÓPRIA DO SAMU EM BRASÍLIA DE MINAS, JANAÚBA E PIRAPORAMG






As bases avançadas do SAMU Macro Norte estão ganhando sede própria na região norte do estado. Nesta semana serão inauguradas as primeiras unidades concluídas, nos municípios de Brasília de Minas, Janaúba e Pirapora.
 
Na quinta-feira, dia 21/02, ÀS 9 horas, será inaugurada a nova sede da base descentralizada de Brasília de Minas. Às 16 horas, a inauguração será em Janaúba. Na sexta-feira, 22/02, às 16 horas, será realizada a inauguração da base do SAMU em Pirapora.
 
As bases, até então sediadas em imóveis alugados, irão proporcionar mais conforto, segurança e humanização aos socorristas do SAMU Macro Norte lotados nesses municípios.
 
Segundo Warmillon Fonseca Braga, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), esta é uma demanda que precisava ser resolvida. “Como instituição pública, o Cisrun não poderia investir em imóveis alugados, e a condição de algumas bases estava bem deficiente. A melhor solução foi construir um imóvel com a infraestrutura necessária para abrigar as unidades de atendimento, o que certamente irá impactar na qualidade e eficiência aos serviços prestados pelo SAMU Macro Norte nestas microrregiões”, justifica o presidente.
 
Warmillon Braga diz que a expectativa é que as 36 bases descentralizadas do SAMU Macro Norte ganhem sede própria. “Iniciamos a construção pelos municípios que possuem bases avançadas, com duas unidades de atendimento, por ser uma equipe maior e com mais demanda de atendimento. Mas a expectativa é que todas as bases tenha sua sede própria”, planeja.
Segundo o presidente, em Taiobeiras e Januária a construção das bases está em estágio avançado, com previsão de inauguração para o próximo mês de março.
 
Para viabilizar a nova sede, o município doou o terreno e o Cisrun construiu o imóvel, através de recurso viabilizado pelo Governo do Estado.  A sede é equipada com câmeras de segurança, sistema de comunicação, almoxarifado para armazenamento de medicamentos e insumos, local de desinfecção de material médico-hospitalar adequado, sala de prescrição, sala de desestresse, local adequado para estacionamento e assepsia das ambulâncias e toda a infraestrutura necessária para o trabalho dos socorristas, de forma humanizada e segura.
 
ATENDIMENTO
A base avançada é composta por uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Em Brasília de Minas, a base descentralizada do SAMU Macro Norte atende a toda microrregião, com população superior a 230 mil pessoas. Além de Brasília de Minas, as unidades da base atendem às cidades de Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Ubaí, Pintópolis, Urucuia, Lontra, Luislândia, Mirabela, Patis, São João da Ponte, São Francisco, São Romão e Varzelândia. Nesses quatro anos de regionalização do SAMU foram cerca de 14 mil atendimentos feitos pela base na microrregião.
 
Em Janaúba, a base do SAMU Macro Nortedá suporte a toda a microrregião, que possui 15 municípios e uma população total de 265.812 habitantes, e atende às ocorrências de acidentes de trânsito da BR 122. Nesses quatro anos foram mais de 25 mil atendimentos feitos pela base na microrregião.
 
 Em Pirapora, o SAMU atende à microrregião que inclui, além de Pirapora, os municípios de Ibiaí, Lassance, Ponto Chique, Buritizeiro, Várzea da Palma e Santa Fé de Minas, com população de 138.378 habitantes. De 2009 a 2012 foram cerca de 12 mil atendimentos feitos pela base na microrregião. A base está localizada estrategicamente a fim de atender os possíveis acidentes de trânsito da BR 365.
 
 
SERVIÇO
 
Inauguração da sede própria das Bases Avançadas do SAMU Macro Norte
 
Dia 21 de fevereiro, quinta-feira
09 horas: Brasília de Minas
16 horas: Janaúba
 
Dia 22 de fevereiro, sexta-feira
16 horas: Pirapora
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página


É FÁCIL SER FELIZ BASTA SER SIMPLES!

Médico francês, criador do SAMU, aprova sistema de emergência mineiro

Médico francês, criador do SAMU, aprova sistema de emergência mineiro
Miguel Martinez Almoyna, um dos responsáveis pela criação do serviço em Paris e em grandes cidades

Pesquisar este blog

Postagens populares